Da aldeia ao rio – do rio ao Miradouro

Em Casal de São Simão a paisagem é marcada por três elementos centrais: a aldeia de Casal de São Simão, a praia fluvial e conjunto com as Fragas de São Simão, e ainda o miradouro sito na encosta oposta à aldeia.

Casal de São Simão é uma pequena aldeia que se encontra situada na freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos. A Aldeia faz parte da rede das Aldeias do Xisto, e situa-se num ponto elevado de uma colina, numa paisagem dominada pelas serras circundantes, nomeadamente a serra de S. João, a serra do Cercal, a Relva Grande e o Outeiro da Cabeça.

Do centro da Aldeia de São Simão há um caminho pedestre que atravessa um belíssimo sobreiral maduro sito na encosta, descendo até à Ribeira de Alge, numa caminhada de cerca de 15 minutos.

Na base da colina onde se situa a aldeia de Casal de São Simão, corre a Ribeira de Alge, afluente do rio Zêzere. Neste mesmo ponto localizam-se as Fragas de São Simão, afloramento rochoso monumental que configura o vale e confere imponência à paisagem do local, criando uma identidade única. A linha de água possui ainda antigas levadas e moinhos, “testemunhos de um passado de ocupação humana, ainda é possível encontrar algumas manchas de flora original desta região, caracterizada pela presença dos azereiros (Prunus lusitanica), do feto-real (Osmunda regalis) e do feto-fêmea (Athyrium filix-femina), sombreados pelo carvalho-alvarinho (Quercus robur), amieiro (Alnus glutinosa), sanguinho (Frangula alnus) e sabugueiro (Sambucus nigra)”

Ainda junto à linha de água existem belíssimas praias fluviais naturais e piscinas naturais em rocha, que no verão ficam repletas de visitantes e turistas.

No topo da encosta oposta à Aldeia de Casal de São Simão situa-se o miradouro das Fragas de São Simão, actualmente a carecer de reabilitação. As vistas deste miradouro são verdadeiramente impressionantes, desde a vista da aldeia até ás Fragas de São Simão e ribeira de Alge, no fundo do Vale.

 

Promover a conectividade pedonal

Para promover a visitação dos 3 elementos centrais da paisagem a APROplan propõe a criação de uma ligação ao longo das encostas, alternada entre passadiços e caminhos de pé posto. Após o estudo inicial para a implementação de uma ligação pedonal entre estes 3 pontos de interesse, a APROplan encontra-se a desenvolver o Projecto de Execução para que seja possível o arranque da obra de recuperação da ligação pedonal entre estes elementos. Toda a caminhada será uma experiência diversificada onde se poderá viver a tranquilidade e ambiente pitoresco da aldeia, a natureza imponente dos sobreirais e bosques ripícolas existentes, e ainda a adrenalina e vistas proporcionados pela subida e descida do passadiço e miradouro suspenso.

Todo o projecto será acompanhado por sinalética desenhada à medida, com inspiração nas cores e formas da paisagem, guiando os visitantes aos pontos de interesse locais.

O percurso

O percurso será linear e será implementado ligando nas suas extremas o miradouro e a aldeia de Casal de São Simão, passando a meio da sua extensão no fundo do vale, na zona das praias fluviais da Ribeira de Alge.

O primeiro troço, entre a aldeia e a ribeira de Alge, corresponde ao percurso pedonal já existente, onde a intervenção será no sentido de melhorar pontualmente as condições existentes. No troço intermédio, correspondente à área de circulação junto à Ribeira de Alge os visitantes poderão usufruir das pequenas praias e frescura do vale. No troço entre a Ribeira de Alge e o miradouro os visitantes serão guiados por um passadiço ao longo do imponente maciço rochoso existente. Devido à elevada inclinação este passadiço será maioritariamente em escadas, e será um dos pontos altos no que diz respeito à experiência do percurso, nomeadamente no momento de chegada ao miradouro.