Está a pensar construir de um jardim elegante, onde possa relaxar, renovar energias, tomar um chá com os seus amigos  ou reunir a família para um almoço, lanche ou jantar? Um jardim sofisticado, com plantas esculturais é a melhor forma de criar um espaço aconchegante e atraente, um jardim de luxo!

Ficam aqui algumas dicas para o conseguir:

 

Vegetação de um jardim de luxo

 

  • Plante as espécies maiores na zona mais exterior do jardim ou junto ao limite de propriedade e as espécies mais pequenas no espaço central, aumentando assim a privacidade do seu jardim.
  • Faça uso da variedade de texturas e cores, para criar contrastes. Por exemplo, plante espécies de folha mais fina junto a espécies de folha larga ou plantas de cor verde escuro junto a plantas de cor verde-acinzentado.
  • Utilize arbustos de grande porte para criar apontamentos de especial interesse como a amelanchier, o bordo-japonês ou o folhado, destacando-se a volumetria escultórica, floração e a folhagem outonal.
  • Misture as plantas tapetizantes com plantas arbustivas. Aposte na mistura de plantas com folhagem frondosa e tons de verde diferentes.
  • Utilize plantas perenes tapetizantes para revestir o solo dos canteiros, como a pervinca, o gerânio ou mesmo o zimbro rastejante. Assim conseguirá ter  um jardim sempre-verde ao longo de todo o ano. Além disso é uma óptima forma de evitar o aparecimento de ervas daninhas.
  • Para criar um jardim luxuoso mais rapidamente, aperte os compassos na altura da plantação.

Pormenor de um caminho

Elementos construídos

  • Acrescente uma pérgola ou latada na zona de estadia ou refeições e plante trepadeiras junto. Além de proporcionar sombra é um elemento substancial para criar um espaço mais aconchegante e elegante.
  • O castanho é uma cor naturalmente quente e que tornará o seu jardim acolhedor. Utilize materiais em madeira ou parecidos para pavimentar ou para revestir/ornamentar as paredes do jardim ou terraço
  • Inclua um lago ou piscina no seu jardim para enfatizar a sua beleza e exuberância. A água transmite sempre uma sensação de tranquilidade.

 

Manutenção

Um jardim de luxo e bonito não depende somente do tipo de plantas. Uma manutenção cuidada é essencial para as plantas se manterem saudáveis e com um ar exuberante.

  • Certifique-se que tipo de solo tem o seu jardim. Na dúvida acrescente fertilizante ou matéria orgânica de forma a que a vegetação tenha sempre nutrientes suficiente para se desenvolverem.
  • Mesmo que possua um bom solo, a grande maioria das plantas necessita de fertilização regular. Faça-o durante a época de crescimento, para assegurar plantas saudáveis e bem desenvolvidas.
  • No verão, rege regularmente e de acordo com as necessidades de cada planta. A utilização de casca de pinheiro, ajuda a conservar a humidade do solo.
  • No inverno, pode as plantas, de acordo com a necessidade de cada espécie, para estimular a regeneração e um crescimento mais vigoroso.

Mesa no centro de um jardim de luxo

 

Sobretudo, planeie o seu jardim de luxo antes de começar a construir para tirar melhor partido do espaço e das plantas.

Tem uma espaço grande ou pequeno que quer remodelar? Se precisa de ajuda para criar o seu espaço, falo connosco. A APROplan planeia e executa projectos de Arquitectura Paisagista, adequados a cada espaço e orientado para os interesses de cada cliente.