Um jardim de inverno, no seu conceito original, é um espaço fechado geralmente anexado ao espaço de uma casa, que permite o usufruto do jardim durante o período de inverno.

O conceito de jardins de inverno está, na sua origem, associado à ideia de uma construção semelhante a uma estufa, já que permitia a sua utilização durante os períodos de inverno.

Esse conceito foi, no entanto, alargado quase à tipologia do jardim interior, e o jardim de inverno passou a ser considerado como qualquer área de plantação diretamente ligada ao espaço da casa, seja esta área fechada (como uma estufa) ou aberta. Os jardins de inverno são cada vez mais uma opção recorrente, principalmente no espaço urbano, já que aliam a sua função estética e decorativa à vantagem de naturalizar o ambiente da casa.

jardins de inverno com cactos

Elementos frequentes em jardins de inverno e que o seu deverá incluir:

• Plantas diversificadas, com diferentes épocas de floração, distribuindo o interesse estético do jardim ao longo das diferentes alturas do ano;
• Diversidade de texturas e cores na folhagem das espécies. Esta característica permite que nas alturas em que não há floração o jardim mantenha diversidade e interesse;
• Elementos inertes, como seixos, gravilhas, rochas ou esculturas, que lhe reduzem os custos de manutenção e fazem uma excelente ligação à arquitectura da casa;
• Um local exposto, de forma a maximizar a visualização do interior da casa, do máximo de divisões possível. Para este efeito ajuda a utilização de paredes em vidro.

jardins de inverno com vidro espelhado

Um local inspirador.. e fantástico!

Use o seu jardim de inverno como um local de inspiração. Este espaço ajuda-o a aumentar a sua proximidade com a natureza, e permite que a sua casa se transforme e ganhe uma nova vida.

Se está habituado ao espaço verde, e quando chega o outono e o inverno quer manter-se perto da natureza no conforto de sua casa, um jardim de inverno bem planeado e enquadrado é o que necessita.

Quer esteja a considerar implementar um jardim interior num espaço existente ou num espaço projectado de raiz, na APROplan podemos planear consigo um jardim viável e de design exclusivo, seja qual for o tipo de espaço e/ou usabilidade a que se destina.