O verão é uma das estações do ano que mais convida ao usufruto dos jardins e espaços verdes, no entanto, para que tudo seja perfeito, é necessário ter-se alguma atenção no que diz respeito à preparação e manutenção do jardim. Por isso, decidimos deixar algumas dicas de como contribuir para um correto planeamento e manutenção do jardim, para ter um jardim fantástico neste verão.

 

Planeamento e manutenção do jardim:

Passo #1: Reflexão acerca do espaço

O primeiro passo deve sempre ser no sentido da reflexão acerca do espaço que possuímos e o que pretendemos dele. Estes refúgios podem ser concebidos em função do que ambicionamos, seja uma espaço de repouso e introspeção ou um espaço de convívio, mais dinâmico e agitado.

 

Passo #2: Tomada de decisão

Uma vez feita esta reflexão, passa-se à tomada de decisões no que diz respeito à organização do espaço, delimitação e caracterização de áreas, escolha de material vegetal, estruturas e outros elementos que queremos que nele figurem. No caso de já possuirmos um jardim e este processo não passar de uma pequena adequação, é importante rever mentalmente os trabalhos de manutenção que devem ser levados a cabo para que tudo funcione devidamente quando necessitarmos de utilizar o nosso jardim. A revisão do sistema de rega, monda de canteiros, limpeza de folhagem e corte de relva são algumas das acções que influenciam fortemente a imagem do jardim e contribuem para o nosso bem estar quando dele usufruímos.

 

Passo #3: Construção do espaço

Uma vez tomas todas as decisões é só colocar mãos à obra e construir o espaço que nos embala e devolve a tranquilidade e paz que merecemos, preparando-nos para o agitação do dia a dia de trabalho.

 

Passo #4: Manutenção do jardim

Depois de construído o espaço é importante ter atenção à frequência da rega, podas, e cuidados com os restantes elementos, especialmente nesta altura do ano, assegurando a manutenção do mesmo, da melhor forma, e tendo em conta aspetos como a paisagem e o ambiente.

E assim é possível ter… Um jardim fantástico neste verão!

Como é possível ver, quer o planeamento do jardim, quer a manutenção são aspetos bastante importantes para ter o jardim perfeito que ambiciona. E os nossos arquitetos paisagistas podem ajudá-lo a criar o jardim perfeito, que vá de encontro ao que sempre sonhou. Contacte-nos.