Já pensou em construir uma casa sem um Arquitecto ou Engenheiro? Não? Então porque construir um jardim sem um Arquitecto Paisagista?!

Criar um jardim sustentável e bonito é muito mais do que preencher os espaços em branco com plantas a gosto. Os espaços exteriores devem ser planeados e executados com a mesma exigência que um edifício ou espaços interiores, de forma a criar um espaço funcional adequado às necessidades e envolvente.

Quais os motivos para contratar um arquiteto paisagista ao criar um jardim?

Escolha acertada da organização do espaço

Uma grande vantagem de contratar um arquitecto paisagista é a sua capacidade para avaliar as oportunidades e constrangimentos do espaço e em função destes delinear um plano geral coeso e funcional adequado, preconizando que dinâmicas são passível de ocorrer em cada local.

 

Detalhe técnico

O projeto de execução permite detalhar todos os pormenores ao nível das estruturas construídas, plantação, materiais, texturas, cores, rede de rega, estimativas, entre muitos outros detalhes. Este processo garante que tudo será construído conforme os desejos do cliente, sendo essencial para a obtenção de um orçamento fidedigno, minimizando eventuais surpresas no decorrer da construção. Ter um paisagista a tratar de todos os detalhes poupa-lhe tempo e preocupações.

 

Importância da escolha acertada da vegetação

De grande importância num projeto de jardim, saber onde colocar árvores (ou arbustos de grande porte) e qual espécie plantar em função do espaço disponível e condições existentes é do domínio do arquitecto paisagista.
De igual forma, o paisagista é especialista em saber onde, qual e quando utilizar determinado arbusto ou herbácea de forma a conseguir um jardim bonito e sustentável.
Além de selecionar plantas cujos tamanhos e comportamento se adequam melhor a cada local específico, este também possui um conhecimento vasto que lhe irá permitir escolher entre um leque de cores e texturas que mais lhe agradem e que esteticamente cumpram a sua função.

 

Escolha adequada dos materiais inertes

Além da vegetação, a escolha de materiais inertes é outro dos elementos de peso no sucesso de um jardim. A escolha de materiais adequados para cada espaço e para cada tipo de utilização é de extrema importância, garantindo-se assim condições de durabilidade, com menor manutenção e mais sustentáveis.

 

Acompanhamento e fiscalização da obra

O acompanhamento e fiscalização da obra irá garantir que tudo é feito com o nível de qualidade esperado e de acordo com o previsto em projeto de execução. Eventualmente podem surgir percalços ou surpresas no decorrer de qualquer obra. Estes podem ser diligentemente resolvidos pelo paisagista, o qual irá solucionar o problema e resolvê-lo de forma a manter o resultado final esperado.

Lembre-se, trabalhar com um profissional experiente irá permitir-lhe desenvolver um projeto com ideias exequíveis e sustentáveis à sua medida. Fale connosco.