Uma equipa multidisciplinar é a chave para que a sua casa tire partido de todos os pontos fortes do seu terreno. É também o passo para evitar graves problemas de futuro relacionados com a gestão da água, a exposição solar, a climatização, etc… Depois de falarmos sobre a importância de ter um arquiteto paisagista, devemos perceber qual a importância contratar um arquiteto paisagista, antes de fazer a casa.

Um dos erros mais comuns é deixar a equipa de arquitetura paisagista para o fim do processo, para quando já só é necessário plantar o jardim.

Nesta fase as decisões cruciais que influenciam a vivência da casa, do jardim e as suas relações já estão tomadas, e não há volta a dar. De seguida apresentamos-lhe as 5 razões mais relevantes para incluir a arquitectura paisagista desde o início do processo.

 

A casa em função do terreno

tenda num jardim

Já pensou de que forma o local onde a sua casa é construída no terreno pode condicionar os espaços verdes de que poderia dispor? Imagine uma moradia colocada no centro de um terreno de pequena dimensão, deixando em sua volta apenas pequenos canteiros para colocar plantas para ornamentação. Onde é que as crianças brincam? Onde é que leva os seus amigos numa tarde de sol, para um refresco ou um lanche?

Agora imagine a mesma casa, no mesmo terreno, mas colocada de forma a que todos estes canteiros se juntem num espaço verde único. O seu jardim ganha dimensão e permite-lhe uma utilização muito mais interessante do que os simples canteiros.

Da mesma forma, conhecer o funcionamento da água no terreno é crucial para que possa prevenir desde logo problemas de acumulação de água e infiltrações. O planeamento é igualmente importante para que possa tirar partido da água existente para a rega do seu jardim, ou para elementos de água que tornarão o exterior da sua casa mais fresco e agradável.

Este é o tipo de conhecimento que o arquitecto paisagista lhe pode proporcionar, e que deve ser desde logo incluído no planeamento da localização da casa no terreno.

 

O jardim para dentro da casa e a casa para dentro do jardim

Lembre-se: o espaço verde da sua casa é tão importante para a sua qualidade de vida quanto o espaço construído. Pensar a casa e o jardim em conjunto permite pensar de que forma é que estes dois espaços se podem ligar melhor, potenciando o seu uso. Uma sala com a fachada em vidro aberta directamente para o seu relvado e/ou piscina permite-lhe usufruir do seu jardim enquanto está no seu momento de relaxamento no interior.

Esta relação contribui também para a sua saúde e para que se sinta mais próximo da natureza, e é também um convite constante a que possa sair de casa para apanhar sol, ler um livro ou tomar um chã com os seus amigos. Esta relação é bidirecional, uma vez que se estiver no jardim poderá muito facilmente comunicar com alguém que está no interior da sala, entrar e sair, ir buscar um livro ou um chã. Desta forma irá sentir que o seu jardim é um prolongamento da sua casa, e a sua casa um prolongamento do seu jardim.

A mesma lógica se aplica aos quartos e cozinha: quanto melhor for a relação entre  o interior da sua casa o jardim, mais fácil será tirar partido de ambos os espaços.

 

Contratar um arquiteto paisagista no início – Jardins melhor planeados, jardins mais utilizados

Casa junto ao rio

Quando constrói a sua casa a pensar no seu jardim, está desde logo a deixar espaço para que este possa ter um funcionamento adequado. Este espaço permite que quando chega a altura de realizar as tarefas de jardinagem seja muito mais fácil escolher as espécies e distribui-las no espaço.

Da mesma forma, é mais fácil manter um jardim uno e cuidado, onde as tarefas de corte, poda, adubação, etc… são facilitadas, do que manter vários espaços verdes de pequena dimensão espalhados pelo terreno.

Se optar por incluir o arquitecto paisagista desde o início, irá ter um jardim mais utilizável, mais adequado ao seu gosto, e com custos de manutenção significativamente mais baixos.

 

Tirar partido do existente

Ninguém melhor do que o arquitecto paisagista para olhar para a sua propriedade e dizer que valores esta possui, seja no que diz respeito a árvores de valor, possibilidade de tirar partido das vistas, qualidade do solo que poderá aproveitar para o jardim, etc… É com esta visão que a APROplan parte quando está incluída no processo de desenvolvimento do projecto desde a fase inicial: olhar para o local, perceber o que de melhor aí existe e de que forma poderá ser aproveitado, e só depois estudar como implementar a sua moradia, tirando partido do existente.

Contacte-nos para saber mais.