O percurso Viver o Douro, projectado pela APROplan para o Município de Castelo de Paiva, encontra-se em fase de implementação. A obra está a decorrer e são visíveis os avanços registados.

O percurso pedestre permitirá aos turistas circular num total aproximado de 15 km ao longo das margens do rio Douro, no concelho de Castelo de Paiva, usufruindo do melhor que o concelho tem para oferecer.

A paisagem local é surpreendente, com o rio Douro a marcar a paisagem. Ao longo das suas margens ainda se encontram alguns bosquetes de flora local onde se refugiam espécies de fauna características da região. Com a implementação do percurso será possível viver a natureza que aqui existe, com o apoio de um passadiço com cerca de 300 m, 3 miradouros e sinalética de apoio à visitação.

As praias, as aldeias e os miradouros

O percurso inicia-se na praia do Choupal, também a ser reabilitada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e prossegue passando pelas aldeias de Midões e Gondarém, aldeias de xisto, pitorescas, muito características da paisagem rural tradicional da região.

Do cais de Midões será possível admirar os maciços rochosos existentes no lado oposto do rio, e já em direcção a Santa Maria de Sardoura, o percurso atravessará um bosque de árvores de folha caduca, particularmente agradável nos Verões quentes.

O percurso Viver o Douro insere-se na estratégia turística Viver Payva D’Ouro que o concelho de Castelo de Paiva se encontra a implementar, e faz parte de um total de 5 percursos que serão implementados no município. Os restantes percursos pedestres que irão compor a rede municipal abrangem os temas do rio Paiva, das serras do concelho, dos fósseis milenares, do legado mineiro e do vinho verde.

Acerca do concelho e do projecto Viver Payva D’Ouro

Castelo de Paiva é um concelho que dispõe de vastos e valiosos recursos naturais e um elevadíssimo potencial de turismo de natureza. Situado no Norte de Portugal, na margem Sul do Rio Douro, é um território de rios e vales, com um clima de transição entre o Atlântico e o Mediterrânico, e com excelentes condições para a produção agrícola, nomeadamente de vinhos verdes únicos, de renome internacional.

A morfologia do seu terreno, modelada pelos anos, é definida pelos vales do Rio Douro e Rio Paiva, ambos com um incalculável valor paisagístico, cultural, turístico e natural. Sobre os rios, a topografia acidentada do concelho desenha cumeadas com vistas amplas e desafogadas, marcadas por pontos de interesse turístico, cultural e religioso como é o caso do alto de S. Domingos e o alto de Sto. Adrião.

Conhecer Castelo de Paiva é perceber um território único, é provar os vinhos da região, descer aos rios e subir às serras, deixar-se levar pelas colinas verdejantes e apaixonar-se pelas águas do Douro e do Paiva. É viver um património natural e cultural único, viver o legado mineiro e visitar os fósseis milenares, provar a gastronomia local única e conhecer as gentes que fazem deste concelho um local único no nosso país. Conhecer Castelo de Paiva é Viver o Payva D’Ouro.