A APROplan projectou e acompanhou a construção da parede verde da Clínica de Medicina Dentária Alfredo Queirós, no Marco de Canaveses. A intervenção foi desenvolvida a par com a equipa de arquitectura do Galeria Gabinete, responsável por todo o projecto de arquitectura e interiores.
A clínica situa-se no centro do Marco de Canaveses, inserida num arruamento sem luz solar directa. As temperaturas da região variam bastante anualmente, com verões muito quentes e secos e invernos rigorosos.
Neste contexto, e de forma a dar destaque à clínica no arruamento onde se insere, as equipas projectistas, a par com o cliente, optaram pela colocação de uma parede verde para valorizar a imagem exterior da clínica.
As cores, as texturas e os padrões:
À semelhança do interior da Clínica de Medicina Dentária Alfredo Queirós, a fachada exterior revela-se contemporânea e arrojada, destacando-se no contexto da rua e torna-se uma mais valia para a estética urbana desta.
A composição de cores deste jardim vertical, variando entre a matriz principal de verdes e os tons de vermelho e roxo escuro, confere à parede verde uma dinâmica e harmoniosa variação de padrões. As diferentes texturas das plantas escolhidas, com diferentes tamanhos de folha e variações de forma enriquecem a composição, proporcionando um enquadramento sofisticado no contexto da rua.
A escolha das plantas baseou-se em critérios rigorosos de escolha tendo em conta a luz disponível, a composição estética e as temperaturas da região.
Paredes verdes: porque precisa de uma?
A Clínica de Medicina Dentária Alfredo Queirós é um exemplo concreto de como a utilização das paredes verdes se pode revelar uma grande mais valia em espaços pequenos, sombrios e enclausurados.
Estes elementos trazem vida aos pequenos espaços, permitindo em áreas reduzidas introduzir textura, cor e vida, através da selecção ideal de plantas.
É vasto o leque de possibilidades de utilização das paredes verdes:
- Fachadas interiores e exteriores com problemas de estética
- Jardins interiores
- Halls de entrada
- Escritórios e ambientes corporativos
- Bares e espaços de restauração
- Hotéis, alojamentos locais e outros espaços de turismo
- Espaços comerciais
Como construir a parede verde ideal para o seu espaço
As paredes verdes são elementos vivos, constituídas por plantas. Como tal, é necessário fornecer substrato de desenvolvimento (solo), luz solar e água nas quantidades adequadas às espécies a plantar. O conhecimento das plantas disponíveis e das suas necessidades de água, luz e nutrientes é crucial para que se possam escolher as espécies certas.
Após a escolha das espécies, importa desenhar e construir um sistema de fixação e rega adequado, assim como disponibilizar um substrato com os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas.