O excêntrico botânico francês especializado em plantas de florestas tropicais é o pioneiro moderno das paredes verdes. 

O conceito de jardim vertical foi criado em 1938 por Stanley Hart White, Professor de Arquitectura Paisagista na Universidade de Illinois, invenção que denominou inicialmente de Botanical Bricks. White patenteou o primeiro Jardim Vertical conhecido – Vegetation-Bearing Architectonic Structure and System – no qual que descreve uma nova forma de arquitectura que suporta a vegetação, antecedendo a Patrick Blanc por quase 50 anos.

Embora Blanc não tenha inventado o conceito de jardim vertical, é o grande responsável por modernizar e popularizar esta tipologia e é o responsável por inúmeras indiscutíveis obras de arte vivas, bem antes do poder político (entre outros poderes) ter acordado para a sua inequívoca necessidade/utilidade perante um cenário já bastante arrastado de alterações climáticas e constante escassa qualidade de vida nos centros urbanos.

O trabalho de Patrick Blanc é uma referência para qualquer profissional que trabalhe com paredes verdes, jardins verticais e jardins interiores. A diversidade e inovação do seu trabalho é uma referência para a arte dos jardins e uma referência para os projectos de arquitectura paisagista da APROplan.

 

Fontes:

  • https://www.publico.pt/2011/01/15/jornal/o-mundo-de-sinfonias-verdes-de-patrick-blanc-20978678
  • https://www.dezeen.com/2014/01/08/patrick-blanc-herzog-and-de-meuron-perez-art-museum-miami-vertical-gardens/
  • https://theculturetrip.com/europe/france/paris/articles/patrick-blanc-the-hanging-gardens-of-paris/